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“Não me entra na cabeça como podem deixar uma rodovia tão importante daquela maneira”, diz morador sobre falta de iluminação e sinalização na Travessia Urbana

“Não me entra na cabeça como podem deixar uma rodovia tão importante daquela maneira”, diz morador sobre falta de iluminação e sinalização na Travessia Urbana

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Após mais de oito anos de obras da Travessia Urbana de Santa Maria, os relatos que chegam ao Diário sobre falta de sinalização e iluminação precária em trechos de execução da duplicação das BR-158 e BR-287 ainda são recorrentes.

O santa-mariense Antonio Augusto Penna, 67 anos, cita como exemplo o acesso ao Bairro Urlândia, que desde fevereiro de 2022, foi alterado com um desvio lateral na rodovia. O radialista aposentado, que passa pelo local duas vezes ao dia e afirma enfrentar congestionamento, também tem preocupação com a condição em que está o espaço e as consequências que isso pode trazer à população:

— Quando está muito escuro e chovendo parece um voo cego porque não tem sinalização horizontal, não tem iluminação, então, é muito perigoso. Quem sai do Shopping Praça Nova em direção à Uglione é ainda mais perigoso porque tem um barranco ao lado do desvio. Pode acontecer acidente fatal ainda. Não me entra na cabeça como podem deixar uma rodovia tão importante daquela maneira. Quem está sofrendo com isso somos nós. Quero o melhor para minha cidade, quero que obras sejam feitas, mas também espero proteção às pessoas — relata Antonio Augusto Penna.

Neste trecho relatado por Augusto já foram registrados acidentes, sendo que em abril de 2022, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) chegou a instalar barreiras de contenção para evitar que motoristas e ciclistas caíssem em uma escavação da obra.

Riscos recorrentes

​O problema não é pontual, pois em outros pontos da rodovia também foram registrados acidentes. O mais recente, nesta segunda-feira (8), uma carreta e um carro colidiram frontalmente, no quilômetro 326, da BR-158, próximo ao viaduto da Uglione, e três pessoas morreram.

Em entrevista à Rádio CDN 93,5 FM, o titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), delegado Marcelo Mendes Arigony, afirmou que, neste caso de segunda-feira, a iluminação da via pode ter sido um dos fatores para que a colisão acontecesse:

— Nas primeiras diligências realizadas durante esta terça-feira se verificou que as condições precárias da via foram, senão determinantes, muito importantes para que o evento acontecesse. Preliminarmente está sendo verificado que o veículo pode ter se descontrolado em algum lugar na via, em razão, talvez, de má iluminação ou algum obstáculo na via — explicou Arigony.

O que diz o Dnit?

Questionado sobre a iluminação e a sinalização ao longo dos trechos em obras da Travessia Urbana, o Dnit não respondeu à reportagem até o momento.


A obra da Travessia Urbana

​A duplicação de 14,5 km das BRs 158 e 287, conhecida como Travessia Urbana de Santa Maria, começou em 16 de dezembro de 2014. A previsão era finalizar a obra em três anos. Contudo, o serviço acabou se alongando por mais de oito anos. O último prazo, anunciado, em janeiro, era para conclusão em 30 de junho de 2023.

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